A história do steel frame

Você já ouviu falar em módulos pré fabricados de steel frame ? sim, é aquela tecnologia que foi utilizada para construir os hospitais chineses depois do surto de coronavírus, o incrível que as edificações tiveram um tempo recorde de apenas 10 dias de obras! Hoje eu vou te explicar como surgiu essa tecnologia construtiva que vem ganhando mais adeptos e que representará 6% das construções de casas ao redor do mundo até 2022;

 

Como funciona?

As famosas casas modulares de steel frame são criadas a partir de um ambiente de fábrica, por onde passam por diversos procedimentos rigorosos para garantir a qualidade do acabamento dos módulos pré fabricados, que serão conectados uns aos outros como se fosse uma espécie de brinquedo LEGO, após todos os encaixes serem realizados a casa ficará pronta para servir de moradia.

Surgimento

O sistema de construção surgiu por volta de 1810 nos Estados Unidos, tendo suas primeiras versões baseadas em materiais muito comuns na cultura americana, a madeira.

Tornou-se uma revolução para a engenharia norte americana, pois todos colonos ingleses que queriam construir rapidamente suas casas e fazendas na região, não teriam que esperar por longos períodos de construção e nem necessitavam de fazer grandes investimentos em tijolos, cimento e outros materiais caros. Normalmente se vendiam casas modulares de wood frame para edificação de qualquer tipo de imóvel o que ajudou a popularizar o sistema construtivo. O tempo foi passando e a era da modernidade necessitava de mais avanços tecnológicos por parte desse sistema construtivo,foi então que no ano de 1933 surge a tecnologia modular de steel frame, apresentada na Feira Mundial de Chicago, um material bem mais sofisticado criado a partir do aço galvanizado e placas cimentícias, que poderia garantir um incrível acabamento acústico e térmico, além de proporcionar uma resistência a adversidades de climaticas fora do padrão, especialista afirmam que casas construídas com essa tecnologia tem um prazo de durabilidade de 300 anos, e essa afirmação deixa muitos arquitetos boquiabertos, pois a primeira casa modular de steel frame continua de pé até os dias de hoje.

Além de marcar pontos positivos em relação a durabilidade, as edificações de steel frame ajudaram cidades se requerem em curtos intervalos de tempo, durante a segunda guerra mundial, como foi o caso do Japão e o terrível acontecimento de Hiroshima e Nagasaki, onde diversas pessoas perderam lamentavelmente suas vidas e cidades foram completamente devastadas. Foi nessa situação que o Japão utilizou pelo primeira vez a tecnologia modular de steel frame para reconstruir as cidades afetadas pela guerra. Isso devido a sua fácil manipulação e velocidade de construção, é possível construir uma casa em questão de dias sem precisar de uma grande equipe de obras. Hoje em dia a tecnologia modular de steel frame vem ganhando mais relevância no mercado, após ter se mostrado um sistema construtivo ideal para construir casas, prédios e hospitais em tempo recorde.

Gostou de conhecer a história da tecnologia modular steel frame ?

Se inscreve em nossa newsletter e receba conteúdos sensacionais sobre casas modulares!